He Yôkoso 「へ ようこそ」: Seja Bem-vindo!

Aqui iremos mostrar um pouco dessa cultura maravilhosa que encheu os olhos do resto do mundo com sua beleza , arte e sabedoria.

Viva Vida Oriental!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Saquê: Vasilhas Tradicionais

Tokkuri

 O Saquê é servido em um frasco pequeno, normalmente de cerâmica, chamado de tokkuri. Normalmente, ele é bulboso e tem um pescoço fino, mas existem outros tipos, como o katakuchi, que se parece com um bule de chá.





  Ochoko

O copo correto a se usar é um pequeno, sem alça, chamado ochoko. Ele pode ser servido em um sakazuki ou em um masu (uma caixinha de madeira). Um modo menos tradicional de servir é em um copo de vinho normal.




 



Aqueça o saquê. 

Coloque o tokkuri em água fervente até ficar ligeiramente acima da temperatura do corpo. O saquê aquecido, ou atsukan, é bebido somente em tempo frio ou quando o vinho é de baixa qualidade, pois isto neutraliza o sabor. Em climas frios, ou quando estiver bebendo um vinho de primeira linha, ele é servido ligeiramente frio. Veja nas dicas.


 


Sirva o saquê em todos os copos, menos no seu. 

Segure o tokkuri com ambas as mãos, palmas para baixo. Você pode usar um guardanapo em volta do tokkuri para evitar que o saquê pingue. Encha o copo de todos os convidados, mas não encha o seu, pois isto é dever dos convidados.
  • Você pode encher com uma mão na garrafa, mas toque a sua mão livre no braço que está com a garrafa. Isto é o equivalente a usar as duas mãos.
  • Se for de posição social maior que a pessoa que está sendo servida, sirva com uma só mão, deixando a outra solta.

 


Segure o copo corretamente enquanto é servido. 

Em situações formais, você segura seu copo enquanto é servido. Segure lateralmente com uma mão (normalmente a direita) e coloque o copo sobre a palma da outra mão.
  • Se a pessoa que estiver servindo o saquê for de posição social menor que a sua, você deve segurar o copo com uma só mão. 

 




Brinde. 

Você pode dizer Kampai se estiver em um restaurante japonês. Encoste os copos. Se estiver bebendo com uma pessoa de posição social maior que a sua, a borda do seu copo deve estar abaixo da do copo dela.



Beba devagar. 

O saquê é uma bebida muito forte e não deve ser bebida depressa. Quando estiver bebendo, vire-se para fora da visão da pessoa que for de posição social maior. Se estiver bebendo com alguém de posição muito maior, não seria inadequado virar de costas antes de beber o seu saquê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário