He Yôkoso 「へ ようこそ」: Seja Bem-vindo!

Aqui iremos mostrar um pouco dessa cultura maravilhosa que encheu os olhos do resto do mundo com sua beleza , arte e sabedoria.

Viva Vida Oriental!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hashi

 
O hashi ou fachi, chamados ainda popularmente de pauzinhos ou palitinhos, também conhecidos como são as varetas utilizadas como talheres em boa parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coréia.
São feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico. O hashi é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.
Há uma variante dos hashi japoneses denominada de saibashi (菜箸; o さいばし). Estes são uma versão dos hashi (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão. Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega. A maioria dos saibashi são feitos de bambu, mas para fritar recomenda-se a utilização de Saibashi de metal com os punhos em bambu os quais são chamados de kinzokuseinohashi (金属製の箸, "hashi feitos de metal").

 A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi), em que o caracter 筷 significa "objectos de bambu para comer rapidamente". Sendo originários da China antiga foram no entanto utilizados em todo o leste asiático.


Como usar

  1. Coloque um hashi entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.
  2. Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro hashi como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois hashis estão alinhadas.
  3. Alavanque o hashi de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.

Existem algumas regras de etiqueta para segurar os hashi. 
Uma delas é não ficar balançando os palitos no ar. Também não é de bom tom passar os alimentos de hashi para hashi de outra pessoa, porque quando alguém morre, o corpo é cremado e os ossos que restam nas cinzas são passados de hashi para hashi (hashis bem maiores), num ritual e  espeta-se um par de hashis numa tigela de arroz no caminho do velório paa o cemitério.

Os palitinhos são delicados e como tal não devem jamais perfurar os alimentos. 
Dizem os japoneses que os hashis não fazem parte da tradição de comer sushis e sashimis. Isso é um hábito ocidental. O correto é consumir utilizando-se das mãos.





 Diz a lenda que a criação do hashi foi inspirada no movimento do bico da garça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário