He Yôkoso 「へ ようこそ」: Seja Bem-vindo!

Aqui iremos mostrar um pouco dessa cultura maravilhosa que encheu os olhos do resto do mundo com sua beleza , arte e sabedoria.

Viva Vida Oriental!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Kokeshi

Kokeshi são bonecas japonesas, originárias do norte do país. Elas são feitas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça, pintadas com finas linhas para delinear o rosto. Seu corpo tem desenhos florais, pintados sobre fundo vermelho, preto, e algumas vezes amarelo, envernizadas por uma camada de cera. 
Uma marcante característica das Kokeshi é a ausência de braços e pernas. Na parte inferior é marcada com a assinatura do artista.




 As Kokeshi foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi (artesãos da madeira), em Shinchi, em Tagata (Miyagi), de onde a técnica se espalhou para outras áreas das estâncias termais da região de Tohoku. Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868) para serem vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão.

Formatos

  • Tradicional - As formas tradicionais da Kokeshi (Dento), seguem certos padrões particulares e são oriundas de uma determinada área. Compreendem onze tipos: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro. O tipo mais comum é o Naruko, variante feita originalmente em Miyagi, podendo também ser encontrada em Akita, Iwate e em Yamagata. A rua principal da fonte termal de Naruko é conhecida como Rua da Kokeshi, e possui lojas que são dirigidas diretamente pelos escultores de Kokeshi.
  • Criativas - As formas criativas da Kokeshi (Shingata) o artista permite-se total liberdade para dar-lhe formas, desenho e cores, e passou a ser desenvolvida após a II Guerra Mundial. Elas não estão restritas a uma determinada região do Japão, e os artistas das Kokeshi Criativas moram nas grandes cidades.


 

Matéria-prima


A madeira usada para a confecção das Kokeshi varia. Para um tom mais escuro, é usada a cerejeira e as Cornus para tons suaves. O Itaya-kaede, espécie de bordo japonês, também é usado. Tanto para a escultura das formas tradicionais como criativas, a madeira é colocada ao ar livre para descansar durante um a cinco anos, antes de poder ser usada.

Histórias das Kokeshi


Há poucos registros sobre a origem e história antiga das bonecas japonesas kokeshi. Acredita-se que elas têm suas origem na prática religiosa, porém poucas informações sobre sua história podem ser consideradas verdadeiras, pois a imaginação dos antigos japoneses criou diversas lendas (algumas até assustadoras) para a história das kokeshi.

Existem versões relatando que a kokeshi seria a representação de uma lenda aterrorizante, de um período de intensa escassez de alimentos em que crianças teriam sido sacrificadas para a sobrevivência dos habitantes da região de Tohoku (norte do Japão). Por isso, a kokeshi não teria braços e pernas.

Já em Okinawa (ilha do extremo sul do Japão), a kokeshi foi adotada como parte das cerimônias fúnebres de crianças que não atingiam 1 ano de idade. Era comum acreditarem que a alma do bebê morto fixava-se na boneca e os familiares então ofereciam doces, alimentos e origamis à kokeshi, para que a alma não se sentisse perdida após a morte.

Antes das kokeshi, no Japão só existiam as bonecas de porcelana, muito caras e acessíveis somente às crianças de ricas famílias. A kokeshi então se tornou a opção para todas as outras crianças e consagrou-se como uma arte popular japonesa. Os antigos agricultores japoneses também acreditavam que dar as bonecas kokeshi às crianças favoreceria boas colheitas: caso as crianças gostassem e brincassem com as bonecas, os Deuses ficariam com uma impressão positiva sobre a união e espírito familiar.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário