He Yôkoso 「へ ようこそ」: Seja Bem-vindo!

Aqui iremos mostrar um pouco dessa cultura maravilhosa que encheu os olhos do resto do mundo com sua beleza , arte e sabedoria.

Viva Vida Oriental!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Espadas Chinesas


Espada tai chi é a tradução literal do têrmo chinês taijijian. 

O termo se refere tanto à um tipo de espada chinesa quanto à pratica de diversas
sequências de treinamento segundo os princípios do tai chi chuan.

A "jian" tem lâmina afiada em formato de diamante, mais espessa no centro indo afinando até os gumes da espada. Enquanto o dao (o sabre chinês) tem corte apenas em um lado, esta espada chinesa tem corte nos dois lados da lâmina. 
Apesar disto, normalmente é usada em golpes de perfuração, aproveitando sua afiada ponta, os golpes de corte são uma função secundária.

Pendurado no ponto extremo da empunhadura da espada normalmente são colocados pingentes de crina de cavalo ou fios vermelhos ou amarelos. 
O vermelho é associado ao treino marcial e o amarelo à prática como um treino do espiritual. Em combate, o pingente pode ser utilizado para distrair ou mesmo chicotear o adversário. 


A espada "jian" 

A espada "jian" é estreita, apresenta corte dos dois lados de sua lâmina fina,desenhada de modo a emitir sons quando vibrada pelo praticante durante uma competição de wushu(arte marcial chinesa). Um pingente atado a seu cabo adiciona seu apêlo visual aos movimentos.

As formas tradicionais dos movimentos de tai chi espada estão historicamente enraizadas em sua aplicações marciais, e assim foram originalmente desenvolvidas considerando o emprego das armas disponíveis na época em que foram criadas.

As formas de "taijijian" foram desenvolvidas pensando no uso de uma espada "jian" comum na época, com seu peso, equilíbrio e resistência apropriados para o uso efetivo no combate armado.
No filme O Tigre e o Dragão a espada "Destino verde" manuseada pelo protagonista Li Mu Bai é diferente das que conhecemos em apresentações de Wu Shu, é semelhante às utilizadas ao longo da história da China em batalhas como as do Período dos Reinos Combatentes.

Conforme a avaliação do especialista Scott Rodell (referência indicada abaixo na bibliografia), os diversos tipos de espadas "jian" utilizadas atualmente como instrumento de treinamento em escolas de artes marciais ou para apresentações de "taijijian" em competições de wushu geralmente apresentam qualidades que as tornariam inadequadas para as batalha reais travadas com este tipo de arma:lâminas extremamente finas e com um alto grau de fexibilidade, se comparadas às espadas realmente utilizadas nos campos de batalha ao longo da história da China, foram criadas para conquistar o público durante as performances de "wushu".

Os diferentes estilos familiares tradicionais de tai chi chuan têm formas diversas de aquecimento, sequências de treinamento, e exercícios a dois praticados com a espada ("jian").
 

Dao (sabre) 

Dao  é uma categoria de espadas chinesas com lâmina de fio de corte único. 
Por vezes é chamado de "facão chinês". 
Caracteriza-se como uma categoria: há diversos tipos de espadas que recebem este nome.
 

Uso 

Na China, o dao é uma das quatro armas principais, junto com a lança, o bastão gun e a espada, conhecido como “a coragem de todos os soldados”.

Muito popular dentre as armas militares, foi usado em grande escala no exército da China imperial, sendo usada com frequência nas guerras chinesas.

Atualmente é mais utilizado por praticantes dos diversos estilos de Kung Fu.
Há sequências de treinamento com Dao em diversas artes marciais chinesas, por exemplo, diferentes formas de Taiji Dao são praticadas associadas às principais linhagens de Tai Chi Chuan.

Esta arma também pode ser manejada em pares.
 

Características

O sabre chinês moderno apresenta uma lâmina que chega a medir de 65 á 85 cm de comprimento.

Uma forma de medir o tamanho ideal do sabre em relação ao físico do praticante é segurá-lo com a empunhadura na palma da mão e a lâmina apontada para cima. 
A ponta da lâmina deve passar da altura do ombro.

As armas tradicionais fabricadas com aço ou outras ligas rígidas pesam entre 1.5 a 2 quilos, mas há peças de aço que chegam a pesar até 5 quilos.

O preço de um Dao pode variar de 30 reais, valor de um sabre de madeira para treino de artes marciais, até mais de 3.000 reais, valor de sabres antigos usados em guerras há centenas de anos atrás.
 

A lâmina 

A lâmina de fio e dorso é levemente curva desde o cabo até sua terça parte.
Nesse ponto, a seção mais larga da lâmina, a curvatura é mais sinuosa.
O terço final do dorso é um arco côncavo em ascendente, unindo-se ao fio projetado em curva para cima.
 

A guarda

A guarda, ovalada e metálica, separa a lâmina da empunhadura, protegendo o praticante de cortes acidentais e defendendo suas mãos de investidas dos inimigos.
 

A empunhadura 

A empunhadura ou cabo é de madeira e apresenta um leve arco descendente.
Seu pomo de metal é usado para desferir estocadas nos adversários.
 

Os panos 

Esta arma costuma trazer amarrado ao cabo um lenço, em geral de duas cores, que serve para desviar a atenção do oponente: ao se prender no rápido movimento das cores, o inimigo não percebe a aproximação de um golpe fatal.

Além dessa função, ao derrotar o adversário, o detentor da arma utilizava-se desses panos para limpá-la do sangue. 


Tipos de Dao

Diversos tipos de Dao foram criados ao longo dos séculos.
Há cerca de 18 tipos de sabres denominados Dao.

Alguns são modificações dos modelos chineses originais inspiradas em armas similares de outras culturas.

O pu dao, tem forma similar às famosas katanas japonesas.
O liu ye dao e o yan ling dao lembram os alfanjes ou bracamantes europeus.

Outras variantes tem origem nos Balcãs ou na Turquia, graças ao comércio ou a migrações. 

Alguns exemplos: Liu ye dao , Sabre folha de trigo
Yao dao, Sabre de talhe (Dinastia Ming)
Zhan ma dao, ou pu dao, Sabre de lâmina simples, ou sabre corta cavalos
Yan ling dao, Sabre pena de ganso (Dinastia Song).
Jiian em Madeira

Jiian

Liu Ye Dao

Yan ling Dao

Yao Dao

Pu Dao

Um comentário: